Seguidores

sábado, 18 de outubro de 2014

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 3: Criação x Evolução

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 3: Criação x Evolução

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

Juvenis – CPAD

TEMA: O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas

COMENTARISTA: Silas Daniel

 

LIÇÃO 3 - CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO


TEXTO BÍBLICO

 Gênesis 1.1-3, 20-28.

ENFOQUE BÍBLICO


 “No princípio criou Deus os céus e a terra”  (Gênesis 1.1).

OBJETIVOS


Revelar a fragilidade das argumentações evolucionistas.
Mostrar que o criacionismo não tem só base bíblica, mas científica.
Refutar a teoria evolucionista.


INTRODUÇÃO

O evolucionismo se opõe frontalmente à crença do Deus vivo.

A Paleontologia contradiz o evolucionismo

A Paleontologia é definida como a ciência que estuda animais e vegetais fósseis, ou seja, os restos petrificados ou endurecidos de seres vivos que habitaram a Terra há milênios, e que se conservaram sem perder suas características essenciais. O pai da moderna Paleontologia é o barão Cuvier.

Os evolucionistas analisam fósseis para comprovar suas teorias. O que sucede é que muitos desses “achados” como veremos a seguir são falsos.

O darwinismo é a principal corrente do evolucionismo; fundamenta-se na seleção natural.

Não adianta procurar o “elo perdido”, pois o elo perdido está perdido mesmo: ele não existe. No final de 1980, em um congresso realizado no Museu de História natural de Chicago, a maioria dos 160 presentes aderiram a uma espécie de neodarwinismo.

OBS:  De acordo com essa nova tendência: “As espécies mudam muito pouco durante milhões de anos. Então, de uma hora para outra, sem que exista uma explicação para isso, sofrem uma brusca transformação. Mas essa mutação violenta não se faz necessariamente no sentido de proporcionar melhores condições de sobrevivência” (conforme afirmava Darwin). “Por muito a ciência se frustrou porque não apareciam as provas fósseis da evolução gradual de Darwin porque não apareciam as provas fósseis da evolução gradual de Darwin. Os cientistas tinham diante dos olhos fósseis dos seres mais primitivos e das espécies que os sucederam, sem que, no entanto, encontrassem amostras petrificadas dos seres intermediários. Pouco a pouco, deixaram de procurar esses elos perdidos e concentraram sua atenção no fato de que era preciso explicar a sua ausência” (Abraão de ALMEIDA.  Evidências de Um Deus Criador, pág.90-91, citando Revista “Veja’, São Paulo, Brasil, edição de 5  de novembro de 1980)).

A  ciência falsa se “frustrou”, não a ciência verdadeira. O cristão que crê na Bíblia, talvez possa ter sido ridicularizado por alguém, mas não se frustrou, pois sabe em Quem acredita!.Vale a pena crer e esperar!.

Há  necessidade de serem  vários elos como, por exemplo,  de invertebrado para vertebrado  de peixes a anfíbios. Deus já criou  cada ser com suas características.

Não se pode estabelecer que uma espécie pode evoluir  para outra mediante exemplo de fósseis. O que a Paleontologia pode provar é que cavalos continuam cavalos, aves continuam como aves como no passado.

O que pode ocorrer é uma  variedade dentro de uma mesma espécie desde aves, até rosas.

O evolucionismo é uma criação do naturalismo

O naturalismo como o próprio nomeodiz é totalmente contrário a Deus, descarta qualquer realidade espiritual. Essa é contrária à razão. No Naturalismo não existe lugar para a espiritualidade, nem para Deus. O deus deles é a natureza. O naturalismo é uma filosofia antibíblica, ao negar Deus especialmente como Criador.

O naturalismo se baseia na crença de que as forças da natureza são suficientes para explicar tudo o que existe. Assim, para os naturalistas, uniram-se simplesmente os elementos químicos para formar a primeira célula viva.

Um conhecido programa “Cosmos” de Carl Sagan  divulgou o naturalismo: Em seu programa, ele destaca : “O cosmos é tudo o que é, ou sempre foi, ou sempre o será”. A Palavra de Deus afirma  de forma  diferente: “E todo o exército dos céus se gastará, e os céus se enrolarão como um livro, e todo o seu exército cairá como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira” (Is 34.4). Quem é eterno: “Eu sou o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso ” (Ap 1.8).

Como muitos  cientistas, Sagan, apresentava imagens que surpreendia a todos. As pessoas ficavam encantados; ele parecia demonstrar suas idéias, mostrando imagens de astros em movimento;  as pessoas assistiam à exibição  e muitos acreditavam nos fatos sem o contestar. A Bíblia destaca:“Examinai tudo. Retende o bem” (1Ts 5.21). As imagens são tão atraentes que não há tempo para a pessoa assimilar o conteúdo e analisar a mensagem que se pretende passar: os fatos apresentados sem repudiar  o relato bíblico ou a ciência é apontada como “incontestável”, ou fatos são abordados de modo a não desprezar outros lados do problema.

Assim, o cosmos foi feito divindade. Observemos duas declarações de Carl Sagan. Na primeira, ele afirma: “Um Universo que é  infinitamente antigo não requer nenhum Criador”. Deus criou todas as coisas, inclusive o homem e está cuidando presentemente de Sua Criação. Todos dependem de Deus: “Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra é que faz produzir erva sobre os montes; que dá aos animais o seu sustento e aos filhos dos corvos, quando clamam” (Sl 147.8-9).  Não fosse Deus já teríamos sido destruídos diante das catástrofes naturais, ausência de chuva. O Universo requer Deus: “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede. Quem criou estas cousas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelos seus nomes; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar”  (Is 40.26).

Um universo sem o Criador é mesmo que observar a mecânica de um relógio e dizer que ele se fez por si próprio sem o relojoeiro.

OBS:  Voltaire, conhecido por seu ateísmo,  escreveu os versos: “Assombra-me o universo/e eu crer procuro em vão/ que exista um tal relógio/ e o relojoeiro não” (Antenor S. de OLIVEIRA. Revista “Novas de Alegria, abril de 1980, pág. 13).

Uma outra afirmação de Sagan: “Somos, no sentido mais profundo, filhos do cosmos” . Não foi o universo que nos proporcionou benefícios, foi Deus que tudo planejou; somos filhos de Deus, não do cosmos (Jo 1.12).

Nós, como cristãos, não somos contra a Ciência: ela nos deu possibilidade de conhecimento, de tecnologia. Somos contra essa sutileza de usar a ciência para o homem se revoltar contra Deus. A Ciência está sendo endeusada.

Em muitas ocasiões, dá-se a impressão de que tudo isso são fatos científicos. Deseja-se mostrar que todo cientista uso da ciência de forma legítima, apresentando apenas o que já pôde ser comprovado, o que não é verdade. Uma lado da questão  é ciência verdadeira; outra lado  é empregar a ciência para fazer divulgação do ateísmo, como se todos os cientistas não acreditassem em Deus.  Agem como se cristãos  tivessem preconceito contra  a ciência, quando é o contrário. Nossos acusadores é que têm preconceito contra a Bíblia, considerando seus fatos irreais, ridicularizando seus ensinos.

OBS :  O cientista sem preconceitos tem uma reação diferente. James B. Irvin, comandante da Apolo 15, assim se expressou: “Li na Lua, os primeiros versículos do Salmo 122:  ‘Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra’. Estas palavras têm um novo significado na minha vida. A Apolo 15 foi para mim um desafio; todavia, agora enfrento um desafio maior: testemunhar de Jesus Cristo. Antes do vôo inclinava-me  muito para as coisas materiais, porém a mão do Senhor tocou-me, modificou-me e a minha mensagem agora é: O Deus que criou os Céus e a Terra ama todos os homens; o Deus que tem um plano para o espaço sideral, tem também um plano para o espaço interior do homem” (Abraão de ALMEIDA., citando Jornal  “Zero hora”, Porto Alegre, 1/4/79 em Deus, A Bíblia e o Universo, pág 261-262).

Emmanuel Kant na sua velhice demonstrou haver mudado de opinião. Ele afirmou: “A existência da Bíblia para o povo é o maior benefício que a raça humana já experimentou”; “Todo esforço para diminuí-la é um crime contra  a humanidade”

A verdadeira  ciência aproxima o homem de Deus. Ao examinar, ao ver tanta grandiosidade, o homem se curva a  Deus, a Seu plano. Ao observar, Seu plano o homem só pode concluir que existe um Criador inteligente.: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”  (Sl 19.1).

Devemos fazer distinção entre ciência especulativa e a verdadeira ciência. O que é certo é que o naturalismo não pode explicar a perfeição, o comportamento dos seres vivos. Não pode explicar como os corvos levaram alimento ao profeta  (1 Rs 17.4-6). Que poderoso Deus!

Criação X Evolução – Algumas considerações

O criacionismo coloca Deus como Criador. O evolucionismo se baseia no acaso, pois seus seguidores  não sabem precisar em que condições uma forma de vida, segundo eles afirmam.

OBS:  O físico Zihad Ali ressalta: “Os evolucionistas acreditam que a primeira célula surgiu 4,5 bilhões de anos trás em um mar rico em  elementos orgânicos.  No entanto, as condições físicas extremas que prevaleciam nos primórdios da terra impossibilitariam totalmente o aparecimento e a sobrevivência de estruturas tão delicadas e sensíveis como o DNA e a célula. Uma única célula, unidade básica que constitui todos os seres vivos, é um mecanismo tão complexo e sofisticado  que reúne cerca de 100 mil moléculas; e o DNA, contido em seu núcleo, armazena mais informação que todos os 30 volumes da enciclopédia britânica.  Matematicamente,  a probabilidade para que tais sistemas orgânicos surgissem por acaso é nula” (Zihad ALI. Entrevista. Resposta fiel,ano 6, número 23, pág. 11).

Em primeiro lugar, vamos destacar que o Criador é Deus: “Tu só és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há; e tu os guarda com vida a todos, e o exército dos céus te adora” (Ne 9.6).

A evolução proposta por Charles Robert Darwin (1809-1882) é uma teoria. A sua obra foi publicada em 1859  “Sobre a origem das espécies”. Como podemos cientistas que dizem só aceitar fatos científicos dar tanto valor a uma teoria? Ser teoria significa que não se chegou ao estágio de “Lei”, ou seja, a evolução de Darwin não foi comprovada cientificamente. É simplesmente uma teoria.

Sempre se procura embasamento científico para alguma nova informação. Mas infelizmente as pessoas só porque  alguém diz ter “provas” acreditam serem provas. Se alguém diz ser filho de X, sem haver comprovação, tal afirmação não é aceita. Terá de provar com um exame de DNA.

Quanto às mutações no evolucionismo, a teoria afirma que os seres vivos passam por mutações que possibilitariam a formação de novas espécies. Podemos analisar  por meio de exemplos a seguir, se procedem tais argumentos.

Um dos exemplos dados por Darwin são os pintassilgos.: observando a variação do tamanho  dos bicos. Esse foi um dos elementos   que o levou a  formular  sua teoria.

OBS:  “Estudo recente, destinado a apoiar o darwinismo, descobriu que os bicos daqueles pássaros crescem mais nas estações secas, nas quedas os grãos que comem são mais duros e secos, mas crescem menos após a estação chuvosa, em que pequenas sementes tornam-se novamente disponíveis. Isso é a  evolução acontecendo “ante [nossos ] próprios olhos”, conclui o autor do estudo. Mas na verdade é exatamente o contrário: a mudança no bico dos pássaros é uma flutuação cíclica que lhes permite adaptar e sobreviver, aponta Phillip Johnson em Reason in the Balance (Razão na Balança). Em outras palavras, é uma pequena adaptação que permite aos pássaros  ... continuarem pássaros. A mudança não demonstra que estejam desenvolvendo  um novo tipo de organismo ou que originalmente de desenvolveram de outro organismo” (Charles COLSON & Nancy PEARCEY. E Agora como viveremos? pág.115, CPAD).

A Bíblia já destacava a impossibilidade de uma espécie dar origem a outra:  “E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas fera da terra conforme  a sua espécie  (Gn 1.21,24).

Uma das provas mais contundentes contra o evolucionismo é o olho humano.Não é possível que o olho seja proveniente da evolução, que ele nascesse imperfeito: como o homem ou outro ser poderia enxergar? Além do que tudo, o que Deus criou é perfeito. O Criador queria que o homem enxergasse tudo; inclusive admirasse a Criação, obra do inteligente Criador.

OBS:  “Se existisse tudo no olho, menos a lente cristalina, ele não funcionaria. Se houvesse tudo, menos a retina, não haveria imagem” (Abraão de ALMEIDA. Evidências de um Deus Criador, pág. 21).

Quanto à criação do mundo, existe a teoria do big bang. Afirma que o universo se iniciou com uma explosão cósmica. Assim, a própria ciência confirma que tudo teve um início. Assim, pode-se questionar: O que houve antes do inicio do big bang?Se o big bang aconteceu,  como declaram os cientistas, deve ser algo fora do Universo. Logo, esbarramos, não podemos deixar de considerar que houve um início. A Bíblia declara: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”  (Gn 1.1). Não foi por acaso: Deus criou tudo com o objetivo (Gn 1.14-18).

Moisés escreveu, inspirado por Deus, o relato da criação. Jesus colocou diante de nós um desafio: “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis na minhas palavras”  (Jo 5.46-47).

Os escândalos do evolucionismo


Muitas “provas’ são apresentadas apressadamente.  É inacreditável como a cIência  não examina suas provas com rigor científico.

Assim sucedeu com o “archaeoraptor liaoningensis”. A revista “Nature” comprovou a fraude.  O fóssil foi contrabandeado da China para os Estados Unidos. O  archaeoraptor foi comprado em uma feira de fósseis nos Estados Unidos por um paleontólogo amador. Ele o mostrou o fóssil  cientista canadense Currie. Ele comunicou o fato à National Geographic, da qual é consultor. Para analisar o fóssil contatou um especialista do governo chinês,  Xing Xu. Os dois examinaram o archaeoraptor em apenas dois dias. Divulgaram o fato que, em um mês após a publicação da “descoberta”, não resistiu à análise, ficando visível sua fraude.

Os ossos do citado fóssil comprovariam que os pássaros atuais descenderiam dos dinossauros. O especialista Timothy Rowe da Universidade do Texas  apurou a veracidade dos fatos.

OBS: Timothy Rowe “Submeteu o fóssil a uma  tomografia computadorizado e provou que a teoria do elo perdido dinossauro-ave não passa de um quebra-cabeça de 88 peças montado por agricultores chineses com pedaços de fósseis variados” (http://veja.abril.com.br/110401/p_112.html - acesso14/10/2008)..

Segundo afirmavam  os cientistas o “archaeoraptor” teria vivido na China 125 milhões de anos trás; sua aparência foi descrita entre uma galinha e o velociráptor.  Um mês depois da publicação do fato inédito, Xu verificou que a cauda do citado fóssil era de um dromeossauro.

Obs: “’Em geral, os pesquisadores  se encantam com as peças e não se preocupam com mais nada’, disse a VEJA, Oscar Muscarella, pesquisador do Metropolitan Museum of Art de Nova York e autor de um livro sobre falsificação de objetos arqueológicos. Ele calcula que coleções respeitáveis de negociantes de artes e casas de leilões internacionais tenham no mínimo 1000 objetos forjados ou suspeitos apenas em sua área de atuação, a arqueologia no Oriente Médio”. (VEJA- edição 1695 –11/04/2001).

Outros escândalos do evolucionismo:

Para mencionar tais enganos faremos uso das palavras de. Duane T. Gish  (Bioquímico da Universidade da Califórnia – Berkeley), Diretor Associado do Instituto de Pesquisas Sobre a Criação e professor de Ciências Naturais e Apologética no “Christian Heritage College- em San Diego, Califórnia). Publicou longo artigo na Revista Elo número 1 :

§  “O Homem de Heildeberg foi construído de uma mandíbula que muitos consideram como ‘perfeitamente humana’”

§  “O homem de Nebraska  foi cientificamente construído  a partir de um dente, que mais tarde descobriram pertencer  a uma raça de porcos já extinta”;

§  “O homem de Piltdown, por um osso maxilar encontrado. Chegou-se à conclusão,  posteriormente, de que pertencia a um macaco moderno”.

§  “O homem de Pequim, de 500.000 anos de idade, todas as evidências desapareceram”.

§  “Sobre o homem de Neandertal, no Congresso Internacional de Zoologia (1958), o Dr. J.E. Cave afirmou no seu exame, que o famoso esqueleto descoberto na França, pertencia a um homem velho que sofria de artrite”  (Rizovaldo Costa MIRANDA. Homem obra do Criador ou produto da evolução?, janeiro a março de 1989).

O Criacionismo dignifica o homem, enquanto o evolucionismo não

Para o evolucionismo é produto da evolução. Ao contrário, a Bíblia faz o homem, coroa da criação: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?”  (Sl 8.3-4 – NVI).

Sendo, para eles, o homem, produto da evolução retira a sua responsabilidade perante Deus e o livre-arbítrio. No criacionismo, o homem terá de prestar contas a Deus: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que de arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; r disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”  (At 17.30-31).

Considerar o homem produto de evolução é rebaixar o homem da posição que Deus tem para ele. Deus, especialmente, soprou no homem, o fôlego da vida   (Gn 2.7).

A Ciência fortalece o relato da Criação


O homem foi formado do pó. Seu organismo é composto água, carvão, amônia, cálcio, fósforo, sal comum, enxofre, salitre, magnésio, manganês, alumínio,  arsênico e alguns traços de chumbo, iodo, cério e bromo.

Entretanto, o homem é mais do que matéria: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra”  (Gn 1.26).

A luz cósmica foi criada (Gn 1.3).Ocorreu separação entre luz e as trevas; a luz em questão não era  a luz do sol e outros astros; era a luz cósmica, existente no espaço sideral.

Outros fatos serão mostrados na (lição3), permitindo Deus.

O que leva as pessoas a aceitarem  o evolucionismo é a resistência a aceitarem Deus


O darwinismo é uma  filosofia, não é apenas algo relativo  a mutações e fósseis.
OBS: O biólogo Wiliam Provine, da Universidade de Cornell declara que o darwinismo “trata-se de uma abrangente filosofia que declara que a vida pode ser explicada por causas naturais que agem aleatoriamente  – o que não implica em não ser necessária a existência de um Criador. E, se Deus não criou o mundo, ressalta, todo o sistema de crenças do Cristianismo cai por terra” (E agora como viveremos?, pág.121-122).

Também, por conseqüência, o homem passa a rejeitar os valores morais, as normas do Criador, desrespeitando até a vida do próximo.

A citação acima  mostra por que as pessoas estão tão céticas, tão incrédulas  a respeito de tudo. Elas resistem a render-se ao Criador, porque aceitam como verdade absoluta a teoria de Darwin.

Infelizmente, crianças, Juvenis são muito afetadas pelo darwinismo tal como é exposto em livros, documentários e nas escolas. Contudo, muitos cientistas não aceitam a Evolução.

Os fatos, entretanto, estão visíveis: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se
vêem pelas coisas que estão criadas, para que fiquem inescusáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”  (Rm 1.20-21).


CONCLUSÃO

Só um Deus perfeito, dotado de inteligência  poderia ter criado o Universo: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criados” (Ap 4.11).
Só Um Deus sábio poderia ter formado o homem, um ser para com Ele relacionar-se, ter comunhão com Ele.
Louvemos a Deus por Seu amor demonstrado em Suas obras: “Flores e frutos, montanhas e mares,/Sol, Lua, estrelas no céu a brilhar:/Tudo criaste na terra e nos ares./Todo o Universo vem pois te louvar!/Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!/Dia após dia, com bênçãos sem fim,/Tua mercê me sustenta e me guarda./Tu és fiel, Senhor, fiel a mim” (2a estrofe e estribilho do hino 535 da Harpa Cristã).

Colaboração para o Portal EscolaDominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu.
 http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/3559-juvenis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário