Seguidores

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

3º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 10: O mandamento do amor

3º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 10: O mandamento do amor
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
3º Trimestre de 2014
TEMA: Lições práticas do Sermão do Monte
COMENTARISTA: Marcos Tuler


LIÇÃO 10 - O MANDAMENTO DO AMOR

TEXTO BÍBLICO  (Mc 12.30,31; Jo 13.34-35)

ENFOQUE BÍBLICO
“Amarás, pois ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” (Mc 12.28 )

OBJETIVOS
Conscientizar-se de que o Senhor não admite outro Deus além dEle.
Demonstrar amor ao próximo através da pratica e não somente por palavras.
Reconhecer que o padrão do amor divino é Cristo.

O MANDAMENTO DO AMOR
Sem duvida alguma o amor é o maior dos mandamentos. Ele se divide em: amar a Deus sobre todas as coisas. E em segundo lugar expressa o mandamento amar o próximo como a ti mesmo. Nos ensinos de Jesus, amor é a plenitude de toda a lei. O amor não é um sentimento, é um ato livre da vontade, um ato de fidelidade que tem em Deus sua fonte e o seu modelo.

Qual a razão da Bíblia apresentar o amor como uma lei, ou um mandamento? Segundo Santo Agostinho sempre existiu duas maneiras de induzir o homem a fazer certa coisa: por constrição, com ameaça de castigo ou por atração. Neste caso somos atraídos e trazidos ao Senhor  pelo amor. Somos atraídos por aquilo que amamos, o amor é uma lei que cria dinamismo e de forma espontânea, o leva a amar e fazer a vontade de Deus.

O amor é a essência indispensável, em qualquer circunstancia. Ele esta revelado em nossas atitudes, tanto no êxito quanto no fracasso, é o que nos leva a atrair as pessoas para Deus ou podemos afasta-las de Deus. Quanto melhor compreendermos o quanto Deus nos ama, tanto mais o amamos. E quanto mais o amamos, maior será o nosso desejo de falar com Ele, e falamos mais dEle para com os outros. (WWW.comshalon.org)

O amor também melhora a nossa atitude para com os outros, Jesus vivia rodeado por grandes multidões. Pessoas de influencia, religiosos, prostitutas, ladrões etc,. No Evangelho de Lucas 15, vemos grandes demonstrações de amor:
Vê o valor do individuo
Compadece-se do perdido
Dedica-se a busca
Comemora o achado
Restaura o achado e cuida.

Max Lucado faz uma analise do amor divino manifestado na pessoa de Jesus, por ocasião da visita de Jesus a casa de Simão. Inesperadamente uma prostituta adentra a casa, Simão não estava esperando por aquilo. E mais impressionante é que antes que Simão a repreende ou manda que alguém a expulse, ela se debruça aos pés do Mestre Amado. O convidado mais ilustre na ocasião. Simão se enche de duvidas com respeito a Jesus: “Se ele fosse quem de fato diz que é não aceitaria tal coisa”

De um lado estava um homem rico, admirado, respeitado e etc., do outro lado uma prostituta, que aos olhos dos importantes, nem deveria estar ali. Antes que Simão balbuciasse uma palavra discriminatória, Jesus faz uma demonstração surpreendente. Contou uma parábola sobre dois devedores. Um devia quinhentos dinheiro e o outro cinquenta, ambos tiveram suas dividas perdoadas. Qual dos dois ficou mais grato?

Que lição de amor! É fácil amar alguém que tem feito pouca agressão a nós. Pequenas coisas não nos importuna, mas as grandes provocações não são fáceis perdoar. Simão, nada tinha feito por Jesus, nem sequer deu lhe agua, elemento gratuito que há em todas as casas. No entanto estava censurando uma mulher que grata despejava sobre os pés de Jesus, suas lagrimas quentes. E os ungia com unguento, fazia isto pela gratidão de seus muitos pecados perdoados. (Lc 7.40-47)

Na parábola encontramos a grande lição do amor, primeiro o credor demonstrando o amor perdoando a divida. Em segundo lugar o devedor sendo atraído pelo amor daquele que não tinha que amar, mas faz voluntariamente, como também o devedor de forma voluntaria é atraído pela lei do amor. A maior demonstração de amor está em Deus que é a fonte do amor (1Jo 4.9,10).

O cristão deve amar a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo entendimento e de todas as tuas forças. Também deve amar o próximo como a si mesmo (Rm 13.8). Viver uma vida de amor (Jo 13.34,35)


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCADO, Max –  Um Amor que Vale a Pena ,CPAD, 2002, RJ  

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr Jair 
http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário